No dia do Índio, CRF-MS anuncia Grupo Técnico de Trabalho em Saúde Indígena

No Dia do Índio, destacado nacionalmente hoje, 19 de abril, o Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul (CRF-MS) anuncia mais uma inovação na atuação junto as demandas da profissão e da população.

O CRF-MS criou o Grupo Técnico de Trabalho de Saúde Indígena para promover o acolhimento, debate e execução de pautas relacionadas a população indígena, onde Mato Grosso do Sul é uma das referências nacionais no tema pela quantidade de povos indígenas vivendo aqui.

“O objetivo de criar este GTT foi reunir os farmacêuticos que atuam nesta área. Temos excelentes profissionais que conquistaram uma experiência ao longo de anos e poderão auxiliar nas atividades levando o nome do CRF junto a população e, principalmente, reforçando ainda mais a importância dos farmacêuticos dentro das comunidades”, destaca a presidente Daniely Proença.

Foram convidados diversos nomes para compor o grupo de trabalho e na próxima semana os trabalhos serão iniciados. As pautas indígenas estão entre as prioritárias dentro dos Conselhos Regionais de Farmácia de todo o Brasil e até mesmo no Conselho Federal de Farmácia. Exemplo disso é a atuação da conselheira federal de farmácia suplente, Fabiana de Paula, que contribuirá com os trabalhos.

“Precisamos caminhar junto com esses farmacêuticos que atuam na área indígena para ampliar a valorização e a inserção nos programas locais e nacionais de fomento à saúde. Tanto o Ministério dos Povos Indígenas e o Ministério da Saúde quanto a gestão do governo do Estado e das prefeituras possuem programas de trabalho e nós temos que sensibilizar todos para a atuação do farmacêutico nas equipes, fazendo a diferença na vida das pessoas e ampliando o nosso campo de atuação”, defende a presidente do CRF-MS, Daniely Proença.

O CRF-MS, por meio do GTT de Saúde Indígena, vai se relacionar com os órgãos que atuam na área para mapear os trabalhos e realizar as agendas técnicas.

Outros Grupos Técnicos de Trabalho de diversas áreas da profissão foram criados e estão iniciando as atividades. Interessados em saber mais detalhes sobre esse e os demais grupos podem entrar em contato com o setor de Relacionamento e suporte aos GTTs do CRF-MS, pelo fone (67) 99844-9371 ou gtecnico@crfms.org.br.