Trabalho sobre ‘Programa medicamentos excepcionais: ampliando o acesso aos medicamentos em Maracaju’ será apresentado no Congresso Conasems, em Porto Alegre (RS)

O trabalho ‘Programa medicamentos excepcionais: ampliando o acesso aos medicamentos em Maracaju’ foi classificado para ser apresentado no Congresso Conasems, que acontece no fim de junho, em Porto Alegre (RS). O trabalho foi desenvolvido pela coordenadora de Assistência Farmacêutica, da Secretaria Municipal de Saúde de Maracaju, e farmacêutica, Mayara da Costa Siqueira, e pelas farmacêuticas Danielle Mayara Rodrigues Palhão de Rezende e Darlin François, e a auxiliar administrativa Rita Francielli Cossetin.

A pesquisa traz os resultados do programa que busca minimizar a judicialização, por meio de atendimento de forma administrativa. “É um trabalho voltado para o atendimento de demandas que iriam para judicialização. É feito um procedimento semelhante a um processo judicial, no qual a equipe técnica avalia se esse medicamento pode ser concedido a paciente que fez a solicitação, tudo de maneira administrativa, sem precisar ir para judicialização”, explica Mayara da Costa Siqueira.

Segundo a farmacêutica, no estudo, ficou claro que, quando o município acelera um pouco mais o atendimento à população e investe recurso próprio para a aquisição do medicamento, o acesso é facilitado, diminui o tempo de espera e, consequentemente, reduz os casos de judicialização.

“A judicialização na saúde é um desafio de grande complexidade que impacta de forma direta na capacidade do município de prover acesso equitativo e eficiente aos medicamentos. É nesse contexto que surge a importância de programas que visam mitigar essa problemática, como o que apresentamos na 9ª Mostra ‘Aqui tem SUS’, do COSEMS-MS’, afirma a farmacêutica Mayara da Costa Siqueira.

Para a conselheira federal suplente, Fabiana Vicente de Paula, a apresentação de um trabalho relacionado à assistência farmacêutica no congresso do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde reforça o protagonismo do profissional farmacêutico na saúde. “É um avanço, um passo importante e uma vitória também. Este é um dos 12 municípios sul-mato-grossenses que vão representar nacionalmente nosso Estado e um trabalho é da assistência farmacêutica, destacando como o profissional farmacêutico, com seu conhecimento, pode contribuir para melhorar o acesso à saúde”, destaca.

A diretora do CRF-MS, Maria de Lourdes Oshiro, acompanhou a apresentação do trabalho durante a mostra realizada pelo COSEMS-MS e parabenizou as farmacêuticas. "A Mayara Siqueira foi minha aluna e orientanda e é uma ótima profissional. Com certeza, iniciativas como esta de Maracaju devem ser compartilhada até para inspirar outros profissionais", afirma.

Para a presidente do CRF-MS, Daniely Proença, "nosso Estado é uma fonte de talentos e o trabalho desenvolvido por essa equipe é mais uma prova da importância do farmacêutico na vida das pessoas. Parabéns a todos e podem contar com o CRF para promover atividades de apoio e reconhecimento".