Alerta Sanitário Estadual nº 01/2020 - Anvisa - Notícias - CRF-MS

quinta, 23 de janeiro de 2020 às 08h00

Alerta Sanitário Estadual nº 01/2020

Recolhimento voluntário (recall) do medicamento Ranitidina

A Coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária divulga informações sobre o recolhimento voluntário (recall) do medicamento Ranitidina, fabricado nas dosagens de 150mg. e 300mg. pelo Laboratório farmacêutico Medley Sanofi, unidade de negócios genéricos do indústria farmacêutica Sanofi. O medicamento é indicado para o tratamento de gastrite e úlceras no estômago e no duodeno, bem como para o tratamento de indigestão, dispepsia, azia, refluxo gastroesofágico ou esofagite de refluxo.

Segundo o comunicado divulgado pela Medley, o recolhimento é realizado devido a uma possível contaminação do medicamento pela substância N-nitrosodimetilamina (NDMA), impureza do processo de fabricação do grupo das nitrosaminas, substância potencialmente causadora ou indutora de câncer em humanos. O laboratório fabricante se comprometeu a realizar o recolhimento do produto sem custo algum ao paciente, substituindo o medicamento ou ressarcindo os valores pagos ao consumidor. Caso o consumidor identifique que adquiriu um dos lotes abaixo, ele deve entrar em contato com o SAC da Medley pelo telefone 0800-729-8000, de segunda-feira à sexta-feira de 08h. às 20h.

Recomenda-se, a quem adquiriu um dos lotes do medicamento, a não consumir o produto e mantê-lo em sua embalagem original. Em caso de duvidas sobre interrupções de tratamento ou substituição de medicamentos, o paciente deve entrar em contato com o seu médico.

Segue em Anexo, o Alerta Sanitário Estadual nº 01/2020 contendo os lotes do recall voluntário do medicamento Ranitidina genérico, fabricada pelo Laboratório Medley Sanofi.

Fonte: Coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária - Imprimir

Voltar

Notícias relacionadas

quarta, 17 de julho de 2019 às 14h02 | Anvisa

Produtos irregulares: o que são e como identificá-los

Cuidado com as propagandas enganosas e produtos sem garantia de eficácia, segurança e qualidade.

terça, 31 de julho de 2018 às 16h00 | Anvisa

Anvisa suspende importação de insumo fabricado na China

Insumo farmacêutico ativo (IFA) valsartana

terça, 07 de novembro de 2017 às 16h00 | Anvisa

Registrado primeiro tratamento para câncer com feixe de prótons

Anvisa aprova o primeiro registro de Sistema de Protonterapia no Brasil

Av. Rodolfo José Pinho, 66 - Campo Grande - MS | 79004-690 - (67) 3325-8090 - crfms@crfms.org.br

Desenvolvido pela dedicada equipe