Está usando álcool em gel? - Farmacêutico - Notícias - CRF-MS

quinta, 09 de abril de 2020 às 20h00

Está usando álcool em gel?

Farmacêutica cosmetóloga orienta sobre hidratação das mãos

A pandemia do Coronavírus é uma realidade para a população mundial, como também o uso de produtos que auxiliam na prevenção ao vírus e outras bactérias. Entre os produtos mais utilizados hoje em dia está o álcool em gel, que se usado de forma excessiva pode provocar reações adversas na pele.

De acordo com a farmacêutica, esteticista e cosmetóloga Carolina Frattini Moura, todos reconhecem a importância da higienização e antissepsia e desinfecção das mãos, principalmente nessa época de cuidados contra o coronavírus. Porém, "é importante saber que produtos que fazem a limpeza, como sabonetes ou outros que contém tensoativos aniônicos, que são responsáveis por fazer a detergência, arrastando sujidades e oleosidades, assim como os produtos que fazem antissepsia/desinfecção que contém álcool 70%; hipoclorito de sódio, clorexidina, entre outros, são produtos que podem causar uma desidratação e ressecamento das mãos".

Ainda de acordo com a farmacêutica Carolina, "é preciso ter atenção e cuidados com a hidratação da pele. Hidratantes em geral ou específicos para as mãos são essenciais e devem serem utilizados logo após a limpeza e/ou desinfecção pelo menos três vezes ao dia. Os ativos como Ácido Hialurônico, Acquabio, Hidroviton, Manteiga de Karité, Óleo de semente de uva, Óleo de macadâmia, PCA-NA, Revidrate, Uréia, Vitamina e outros, são exemplos de ativos que podem ser encontrados nesses produtos, seja industrializado ou manipulado".

A farmacêutica conclui que o mesmo cuidado com a prevenção deve se ter com a hidratação da pele, neste caso com as mãos, onde mais recebe produtos neste momento de pandemia. "Muito importante também consultar um profissional de saúde, da área, devidamente habilitado e capacitado para instruir a população sobre os produtos adequados para essa hidratação da pele".

Dra. Carolina Frattini Moura
Farmacêutica, Esteticista e Cosmetóloga