No TCE-MS, lideranças da profissão farmacêutica defendem mais atuação e valorização - Farmacêutico - Notícias - CRF-MS

sexta, 17 de fevereiro de 2023 às 07h55

No TCE-MS, lideranças da profissão farmacêutica defendem mais atuação e valorização

O CRF/MS se reuniu com o presidente do TCE/MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul), Jerson Domingos, para discutir projetos estratégicos na área de assistência farmacêutica em Mato Grosso do Sul, além de apresentar demandas da categoria. Participaram da reunião o presidente do CRF/MS, Flávio Shinzato, a conselheira federal Márcia Saldanha, a conselheira regional Daniely Proença e o assessor técnico do Conselho, Adam Adami.



Receptivo às sugestões apresentadas pelo CRF/MS, o presidente do TCE/MS destacou a importância das duas instituições caminharem juntas, com o intuito de colaborador com a gestão pública em todo o Estado e, principalmente, com a população, que é a principal beneficiária.

Para o presidente do CRF/MS, Flávio Shinzato, a reunião foi produtiva e, nos próximos dias, o Conselho deve apresentar os projetos que serão desenvolvidos na parceria. "Nossa intenção é inserir os farmacêuticos dentro da gestão para contribuir. Quem sai ganhando é a população sul-mato-grossense ao termos os farmacêuticos atuando de forma efetiva na saúde de Mato Grosso do Sul", afirmou, sem deixar de falar da necessidade de valorizar esse profissional.



Outro ponto discutido foram os concursos públicos para farmacêuticos e a remuneração oferecida aos profissionais. "Levamos as demandas dos profissionais farmacêuticos com relação a concursos, salários oferecidos e estruturação da assistência farmacêutica, por exemplo. Temos certeza que vão surgir muitos frutos, tanto para a população quanto para a categoria farmacêutica", destacou a conselheira federal Márcia Saldanha.

A conselheira regional do CRF/MS, Daniely Proença, também levou ao presidente da Corte a oportunidade dos farmacêuticos atuarem na área clínica dentro do SUS (Sistema Único de Saúde), mas para isso ocorrer de forma efetiva, precisam ter condições e serem mais valorizados pela gestão pública. "Saímos com algumas promessas e um cronograma, além de muito satisfeitos pelo acolhimento e receptividade por parte do presidente do TCE/MS. Acredito que ele compreendeu a nossa importância em todas as áreas e os conselhos de farmácia dão mais um passo para conquistar oportunidades e políticas de valorização profissional".


Voltar

Notícias relacionadas

Av. Rodolfo José Pinho, 66 - Campo Grande - MS | 79004-690 - (67) 3325-8090 - crfms@crfms.org.br

Desenvolvido pela dedicada equipe