Com consultório, CRF/MS mostra a importância do farmacêutico durante ação social - Prescrição Farmacêutica - Notícias - CRF-MS

segunda, 24 de agosto de 2015 às 13h33

Ação social foi realizada no bairro Moreninha II

O CRF/MS participou nesse último sábado, 22, da ação social “Balanço Geral nos Bairros”, realizada na Escola Estadual Valdemir Barros da Silva, localizada na Moreninha II.

Durante a ação, o Conselho realizou alguns procedimentos farmacêuticos, como aferição de pressão e teste de glicemia. O CRF/MS ainda montou um consultório farmacêutico no local. A população pôde passar por consulta com os farmacêuticos, que analisaram cada caso, prescreveram e deram encaminhamento a alguns pacientes.

“É importante que o cidadão conheça a função e a importância desse novo profissional: o farmacêutico prescritor e clínico. Nossa história começa a ser reescrita”, ressalta o presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão.

“Depois das resoluções 585 e 586 a Lei 13021, tivemos um grande avanço na atuação do farmacêutico, como farmacêutico Clínico. É importante que seja feito com boas práticas da prescrição e que tenha conhecimento em: fisiopatologia, semiologia, comunicação interpessoal, farmacologia clínica e farmacologia terapêutica. Esta é uma realidade que precisamos incentivar e mostrar que é possível. Com certeza colheremos os frutos que tanto almejamos: o reconhecimento profissional através da população que clama por uma saúde mais digna e decente”, destaca a diretora do CRF/MS, Kelle Slavec.

Maurina Alves dos Santos, 51 anos, foi uma das pacientes que passaram pelo local. A dona de casa conta que não sabia das atribuições do farmacêutico: “Gostei muito. Não sabia de tantas coisas que o farmacêutico pode fazer. Passei por uma consulta bem minuciosa, com um ótimo atendimento. É uma oportunidade para nós”.

Oportunidade também para Rosalina Almeida, 68 anos. A senhora fez os testes disponíveis e também passou pela consulta. “É muito importante esse trabalho. Eu estava precisando ver como andava minha saúde e tive todo esse atendimento dos farmacêuticos”, destaca a senhora.

Os pacientes receberam uma cartilha com informações importantes sobre armazenamento de medicamentos, interações medicamentosas e sobe os riscos da automedicação. O CRF/MS ainda fez a coleta de medicamentos. A população pôde fazer o descarte de medicamentos no local. O Conselho recolheu todo o material e encaminhou para a empresa Bio Access e para a Prefeitura de Campo Grande, que firmaram parceria com o Conselho para o evento e  ficarão responsáveis pela incineração dos medicamentos.

Confira mais fotos:

No stand do Conselho foram realizados alguns procedimentos farmacêuticos, como aferição de pressão e teste de glicemia....

Posted by Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul on Sábado, 22 de agosto de 2015

Fonte: Comunic.Ativa - Assessoria de Imprensa CRF/MS - Imprimir