Registre sua manifestação:
Denúncia: comunique a prática de irregularidade ou de ato ilícito cuja solução dependa da atuação do CRF/MS.
Reclamação: demonstre sua insatisfação em relação à prestação de serviços e/ou à conduta de agentes públicos do CRF/MS.
Sugestão: encaminhe ideia ou proposta de aprimoramento de serviços públicos prestados pelo CRF/MS.
Elogio: demonstre seu reconhecimento ou sua satisfação sobre um serviço oferecido ou um atendimento recebido no CRF/MS.
Solicitação: solicite um atendimento ou a ação do CRF/MS em alguma situação específica.
Acesso à informação: solicite o acesso a informações sobre o CRF/MS, conforme previsto na Lei 12.527/11 (LAI – Lei de Acesso à Informação).
Simplifique: apresente uma ideia de melhoria para desburocratizar o serviço público.
O que é a Ouvidoria?
Em primeiro lugar, vamos lembrar que a ouvidoria do CRF/MS é uma ouvidoria pública. Nesse caso, ela atua como uma instituição que auxilia o cidadão (usuário dos serviços) em suas relações com o órgão público (CRF/MS).
Vale destacar que a ouvidoria é uma instituição de participação social, ou seja, só funciona com a sua atuação, que é o usuário dos serviços.
Para que serve?
Para estimular a participação e a conscientização da população sobre o direito de receber um serviço público de qualidade, e para atuar no processo de interlocução entre o cidadão e o órgão público.
Por que entrar em contato?
Porque as manifestações dos usuários têm o poder de provocar a melhoria dos serviços públicos prestados.
Quando acionar a ouvidoria?
Quando não se sentir totalmente atendido nos canais disponibilizados ou nos demais setores do CRF/MS;
Quando quiser registrar sugestões, elogios, solicitações, reclamações ou relatar denúncias relacionadas ao CRF/MS.
Como entrar em contato?
A ouvidoria recebe manifestações por vários canais de contato:
Site (por onde você acessa o Fala.BR)
Telefone - (67) 3325-8090 | 3325-8068 | 99985-0185
WhatsApp - (67) 99985-0185
E-mail - ouvidoria@crfms.org.br
Atendimento presencial
Carta
Preciso me identificar para registrar uma manifestação?
O Fala.BR, plataforma utilizada pela ouvidoria, permite que você registre denúncias de forma anônima. Nesse caso, você não receberá uma resposta, mas desde que a manifestação tenha elementos mínimos para apuração, será tramitada normalmente pelo CRF/MS. A identidade do manifestante pode ser solicitada pelo setor ou órgão de apuração somente se for indispensável para análise dos fatos relatados; no entanto, as informações continuam sendo restritas.
Para outras manifestações (sugestões, elogios, reclamações e solicitações) é necessário fazer o cadastro, portanto o registro não será anônimo.
Mas vale destacar que a identificação do manifestante é uma informação pessoal protegida com restrição de acesso nos termos da Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, ou seja, o CRF/MS mantém o sigilo dos dados.
Orientações sobre as informações necessárias nos registros de manifestações
Para que as denúncias possam ser tramitadas, é necessário que haja informações suficientes para apuração da irregularidade. Denúncias para a fiscalização, por exemplo, precisam ter dados para identificação do denunciado.
No caso de reclamação e solicitação de providências, quanto mais específico o relato, maiores as chances de conseguirmos atendê-las de forma satisfatória.
Sugestões são sempre bem-vindas! Detalhes nas sugestões podem ser relevantes para trabalharmos a aplicação.
Adoramos elogios! Demonstre se está satisfeito com os serviços, com o atendimento, com o posicionamento do CRF/MS. Se possível, informe o nome do colaborador elogiado ou o setor de atendimento.
Prazos
De acordo com a Lei nacional nº 13.460/2017 (Código de Defesa do Usuário de Serviços Públicos), as ouvidorias deverão responder as manifestações de forma conclusiva em até 30 dias contados a partir do seu recebimento. Esse prazo pode ser prorrogado por igual período, desde que haja uma justificativa expressa.
Com a sua participação, você contribui para que possamos continuar melhorando nossos serviços.